UM BOM JORNALISMO, SE FAZ DENUNCIANDO O MAL FEITO

TEXTO DE: GÉSSICA BRANDINO !!!
Metrô na volta para casa. Você olha para o painel de notícias do Portal Terra e lê a seguinte manchete:”Estrangeiros presos em Fortaleza pedem refúgio no Brasil: 7 homens entraram no país com passaportes falsos”.
Primeiro pensei comigo: não, eu não li isso! Depois veio a raiva: que merda de jornalismo é esse?! E então, refleti: preciso escrever!
Cá estou, movida pelo terceiro pensamento, para falar algo que certamente não passou pela cabeça do editor que elaborou a brilhante manchete. Não pensou na xenofobia que alimenta, nem no preconceito contra quem pede refúgio e nem no cenário em que essa necessidade surge. Sim, o refúgio é uma necessidade. A necessidade de salvar a vida ao ser perseguido pela raça, posição política, social ou estar em meio a um conflito armado. Essa necessidade leva tantos milhares a cruzarem a fronteira, às vezes sem nada além da roupa do corpo. Por vezes, escondidos nos porões de navios e sem saber se acordarão vivos. Para cruzar a fronteira, o único jeito, para muitos, é recorrer a documentos falsos e isso, que está inclusive na Lei 9474 de 1997, não significa crime, porque foi a única forma de salvar a vida.
Poxa, alguns podem pensar, você nem leu a matéria! Vai que o texto era bom… Bem, o problema é que quem estava comigo no vagão também não leu e quem rolar o cursor pela página do portal, talvez também não leia. E a mensagem que vai ficar para essas tantas pessoas é: como o Brasil deixa essa gente vir?
Talvez pensemos pouco na força das palavras de uma manchete. Certamente precisamos refletir mais. Mas só sei que o texto que li não é jornalismo, mas uma mentira. Lembrando claro que sempre é possível contar uma mentira dizendo só supostas verdades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s